Saiba Mais sobre Alimentos,Temperos, Conservas e suas funções

Shoyu



Desde os tempos remotos antes de Cristo, os japoneses consumiam conservas salgadas de alimentos, tanto de animais como de vegetais, chamadas de hishio. Mais tarde, com a influência do budismo, introduzido no Japão no século VI, o consumo da carne vermelha foi se tornando um tabu, e com a introdução dos jiàng de cereais da China, no Período Nara, foi incentivado o desenvolvimento das conservas de cereais. E, gradativamente, as conservas feitas de soja dominaram o paladar dos japoneses.
Não se sabe ao certo como nem quando este molho foi inventado. Um dos registros mais antigos, na qual este condimento é citado, é o Nippo Jisho, um dicionário publicado por missionários jesuítas portugueses em 1603. Neste dicionário, a variedade tamari shoyu é apresentada como um líquido delicioso, extraído do missô e utilizado para temperar alimentos

Picanha ao Molho Shoyu
Ingredientes:

1 colher de (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho
200 gramas de cogumelos fatiados
2 medidas de uísque ou conhaque
1 medida de molho shoyu
sal grosso
1 picanha

Modo de Preparo:

Limpar a picanha, e deixar imersa por 20 minutos na mistura de molho shoyu e o uísque ou conhaque em uma panela. Depois colocar a picanha na assadeira em uma cama de sal grosso e cobrir toda a peça com sal grosso e levar ao forno por 40 a 50 minutos. Durante os últimos 10 minutos, colocar a mistura de molho shoyu e uísque ou conhaque e suco da carne (o suco foi acrescentado naturalmente durante a imersão na mistura original de shoyu e uísque ou conhaque) em uma panela para ferver, acrescentar a farinha de trigo ou amido de milho e vá mexendo até tornar um mingau. Acrescentar os cogumelos fatiados e servir em uma molheira. Após retirar a picanha do forno, bater bem com uma faca para retirar o sal grosso. Servir com arroz branco, uma salada verde e o molho.